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É arriscado começar
com uma anedota, não só porque haverá sempre alguém a dizer que é velha, como
pela probabilidade de falhar o alvo. Se insisto é na esperança de encontrar
alguma justificação para os sentimentos de que adiante tratarei.
Está, pois, um
homem de meia idade uma manhã no quarto de banho, fazendo a barba, perdido em
mil pensamentos, quando olha o espelho e, distraído, se surpreende a pensar: - Conheço
este sujeito! Tenho a certeza que o conheço. Mas de onde será?
Acaba de
barbear-se, lava a cara, aplica o creme, olha uma última vez o espelho, mas a
pergunta continuará a obcecá-lo enquanto toma o pequeno-almoço, depois no metro,
e só quando sai para a rua é que finalmente lhe ocorre: - Já sei! Conheço-o do
barbeiro.
Por vezes custa a
aceitar, mas sem dúvida há alguma
verdade na afirmação de que, passados os vinte anos, cada um é responsável pela
cara que tem. No meu caso, com quase nove décadas a aturar-me a mim próprio e
aos outros, incapaz de suficiente controlo sobre as emoções, escasso nas
gargalhadas, com uns cantos da boca que tendem a pender, e sobrancelhas que por
um nada se põem em arco, a minha cara nada deve à beleza. Se ao menos tivesse
ângulos marcantes daria nas vistas, atraindo inveja, mas também esses
componentes lhe faltam. Sobre tudo isso, a necessidade de uma operação feita há
anos, além de ma ter deixado assimétrica, resultou em que se entorte quando
sorrio.
Felizmente, o
nível da minha vaidade sempre foi e continua dos mais baixos, e para o espelho
só olho quando de longe a longe, também distraidamente, faço a barba.
Uns meses atrás,
porém, ao dar com o meu retrato numa revista, surpreendi-me a resmungar, ‘Está
um bocado parecido, mas não sou assim.’
Claro que sou, só
que nesse e noutros casos o resultado tem menos a ver com a minha cara, do que
com a dificuldade de tomar uma pose, e ainda, como já apontei, porque me custa esconder o que sinto.
Acontece que se o fotógrafo começa aos saltos, se agacha, ajoelha, se retorce,
vira e revira a câmara ‘à procura do ângulo’, ora fotografa de alto, ora se
deita no soalho, o momento fatalmente ocorre em que as sobrancelhas se me põem
em arco, os cantos da boca num parêntesis invertido e as bochechas acentuam a assimetria.
Assim
sendo, dado não sermos todos fáceis de retratar, e haver poucos fotógrafos com o génio de Annie Leibovitz ou Yousuf
Karsh, teremos de nos ir contentando: uns
com o modesto talento que Deus lhes deu, outros sem a bela cara que Deus nos negou....
Publicado na DOMINGO CM.