Deixei de anotá-las, porque são muitas, as viagens que nos últimos quarenta e cinco anos fiz entre Amsterdam e a terra transmontana.
Umas vezes manda a fadiga, apeia-se a gente, derreado de calor e quilómetros, nos hotéis que se sabem de boa cama e boa mesa, mas acontece que noutras o espírito aventureiro leva a melhor. Assim desta, em lugar de pararmos no excelente hotel de Magaz de Pisuerga, fomos até Briviesca, a coisa de meio caminho entre Burgos e Miranda de Ebro.
El Valles, un hotel de lujo para descanso del viajero y hombres de empresa. Rodeado de jardins e, como centenas de outros nas Franças, Braganças e Araganças , en un cruce de caminos, antígua vía de Santiago. Infelizmente, também com a N1 a menos de trinta metros, e uma outra estrada paralela a essa. Um pouco adiante, os ferrocarriles de Madrid-Irun. Barulho de sobra.
Mas o mais parecia não desdizer os confortos prometidos pelo folheto.
O restaurante fez-me sorrir e lembrar aquelas placas de cobre que, em restaurantes de Loulé a Vinhais, anunciam que a tantos de tal ali almoçou Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Mário Soares. Aqui foi o Príncipe das Astúrias.
Amesendámos e, diga-se a verdade, o cozinheiro mostrava saber da poda. Se o José Quitério passar por lá vai ter de inventar superlativos.
Entradas de dar água na boca, detalhadas em prosa de Góngora: Salpicón de Bagavante y Rape en Timbal de Calabacín y Crujiente de Carabinero – Bonito de Temporada Escabechado con Pimientos de Navarra, Compota de Pimientos Rojos e Vinagreta de Langostinas.
Excelente peixe: Bacalao Confitado en Leche de Eneldo con Toques de Ahumado y Puerros Confitados – Lomo de Atún Toro Confitado en Aceite de Aromáticos y Chucrut de Espinacas con Langostinas.
O Rioja branco era bom, a sobremesa esteve à altura do resto, o café acima da média. O preço? Puxadinho, mas aceitável em relação à qualidade e ao ambiente.
Depois, nesta paz e satisfação, chega um autocarro de compatriotas. Trajados para veraneio, eles de calças de atilhos e muitos bolsos, deixando à mostra fartura de pêlo nas barrigas das pernas, elas com generosos decotes matronais.
- Ó Dias! Esta mala é sua?
- Então a gaja vê-nos sair do autocarro e pergunta se somos do grupo?
- A cara do Cerqueira! Diz que não paga! Que a água está incluída!
Para esquecer o barulho abro de novo a lista do restaurante, descubro nela a Parrillada de Verduras Naturales con Aceite de Trufa y Sales del Himalaya.
Sais do Himalaia! E o mar tão perto!