terça-feira, fevereiro 12

O gosto de exagerar


O gosto de exagerar
Porque vivemos longe os nossos encontros são espaçados, mas continuo a achar surpreendente que ao longo de tantos anos, cada vez que nos vemos o Arnaldo Barros me leva a recordar um personagem de Eça de Queirós. No seu romance A Relíquia retrata-nos o Dr. Margaride, “um homem corpulento e solene, já calvo, com um carão lívido, onde destacavam as sobrancelhas cerradas, densas e negras como carvão.”
Ora acontece que se no físico o Arnaldo – um magricelas de cara chupada, cabelo ralo, olhos tristes - é o oposto do Dr. Margaride, mostra-se seu gémeo quando se trata de um acontecimento ou desastre. “Uma fumaraça numa chaminé” era para o jurista “um incêndio medonho na Baixa”, e justificava ele esse gosto doentio pelo exagero afirmando: “Ninguém como eu saboreia o grandioso”. Também assim é para o Arnaldo, que falando certa vez de um princípio de incêndio nos arrumos da vizinha, contava que se não fosse a rapidez dos bombeiros teria havido ali um Pedrógão.
Mas onde o seu apreço pelo exagero dá cartas é quando avalia os políticos,  destacando-se então pela rara qualidade de nenhum criticar, pois no seu dizer, todo aquele que dedica a vida ao serviço da Pátria merece consideração. E se há um ou outro que não cumpre ou mete pelo mau caminho, é nosso dever recordar que ninguém é perfeito.
Mário Soares continua a ser para ele a figura de topo, quase lhe merece um grau de santidade, mas concede que o Primeiro Ministro já deu mostras de que não lhe fica muito atrás. Aí chegado faz uma pausa a tomar fôlego, cerra ligeiramente os olhos, as palavras saem-lhe pausadas, solenes, num tom definitivo:
- António Costa é um Churchill!
Não sou quem para o contradizer, tanto por falta de conhecimento do senhor, como por desinteresse, e ainda pelo génio azedo do meu amigo, que logo se zanga quando alguém discorda.
- Um Churchill! – insiste ele com um ar de desafio, que não resulta porque tomei a mim o papel do bom espectador: calado, meneando ligeiramente a cabeça a mostrar que estou atento.
- E agora diz lá, a quem se pode comparar o Presidente Marcelo?
Encolhi os ombros, porque de facto não saberia responder, mas como o Arnaldo aceita mal que lhe estraguem o jogo, começou ele próprio com sugestões, embora de figuras históricas que hoje pouco ou nada dizem à maioria: Talleyrand, Disraeli, Cromwell, Richelieu, Potemkine…
Então, talvez porque eu lhe parecesse desinteressado, tomou um ar de conspirador e sussurrou-me um nome ao ouvido.
Fiquei zonzo, ainda estou a recuperar.