sábado, junho 27

O poder do Além


O Cardoso aceitava com duas condições. Uma risonha:
- Você manda preparar uma feijoada, que nós estamos precisando mesmo! Certo?
Antes de poder responder já o outro tinha mudado de voz, acrescentando num tom preocupado:
- E me faz um grande favor, não convida mais ninguém, não. Têtê está passando mal.
Depois ocorreu-lhe que devia ter mostrado interesse, perguntar o que é que ela tinha, se era grave. Paciência. Desligara porque estava com pressa, assoberbado de trabalho. E agora o aborrecimento de os ter convidado sem pensar.
Através da porta aberta gritou ao chanceler:
- Vasconcelos! Onde é que a gente pode arranjar farofa?
Tinha sido impossível. Na França inteira não havia farofa. A salvação veio na manhã anterior, quando a embaixatriz telefonou a dizer que cedia um pacotinho. O último. Mandava pelo chofer. Numa cidade como Paris era indecência! Nem o Fauchon tinha, o célebre Fauchon! Ela pedia aos amigos que vinham do Rio.
- E alguns esquecem, viu?
- É, embaixatriz, a senhora tem razão. Esquecem. Eu sei.
Ia assinando os papéis que o chanceler punha sobre a secretária e involuntariamente acenava que sim, concordando, como se ela o pudesse ver. Já se despedira várias vezes, recomendando-se ao embaixador e aos meninos, agradecendo a farinha, mas ela ainda quis saber para quem era o jantar:
- Qual Cardoso? A gente conhece ele?
Ficou sem voz. Ao dar conta do perigo atabalhoou como pôde:
- A embaixatriz não conhece. Primo de Minas, da parte de mamãe. Estão viajando, ele mais a mulher.
A embaixatriz acrescentou que estava uma tarde esplêndida (ela pronunciava eispélêndida) para passear no Bois, disse Ciao e desligou.
Graças a Deus tinha corrigido a tempo! Nos anos trinta, no começo da ditadura Vargas, o Cardoso tinha sido sujeito de legenda, esquerdista, homem de revoluções. Acompanhara o Prestes. Falava-se de mortes e torturas, mas com certeza nada disso era verdade. Só que o embaixador, com aquele jeito safado dele, se soubesse de quem se tratava não deixaria passar a ocasião. "Foi esta embaixada informada da presença em Paris do conhecido agitador e revolucionário..." Capaz de o meter também na dança, de levantar suspeitas, numa altura em que estava esperando transferência para Washington.

Na rua a friagem obrigou-o a se aconchegar no sobretudo. Uma tarde "eispélêndida"! Seria verdade que ela ainda mantinha aquele gigolo libanês Bébert?
Apetecia-lhe ver gente, deixar passar o tempo. Tudo eram complicações. Impossível convidar um amigo para uma feijoada sem começarem logo as desconfianças, as más-línguas.
Caminhava para casa a contragosto, parando diante das montras, acompanhado pela lembrança de Cardoso e Têtê. Uma amizade de acaso, oito ou nove anos atrás, quando lhe tinham aparecido no consulado - em Quito ou em Dakar, já não sabia - por causa de um visto, recomendados pelos Mesquitas. Casal simpático. Passavam, jantavam, desapareciam, eram fiéis nos postais de Boas-Festas. Uma intimidade assim. Mas se o embaixador viesse a saber, o bastante para dar bronca. "Confidencial, urgente. É do conheci­mento desta embaixada que o cônsul Aniceto Dias convidou para jantar em sua residência, quarta-feira passada, o perigoso chefe guerrilheiro José Cardoso. Fonte digna de toda a confiança informa ainda..."
Num impulso entrou num café e telefonou à mulher que, mesmo antes dele perguntar, lhe disse que o chofer da embaixada já tinha entregado a farofa.
- Ótimo, Luísa. Você convidou mais alguém?
Não. Ela tinha seguido as instruções à risca. Jantavam só os quatro. Mas queria dizer ainda uma outra coisa: a empregada esquecera de dar água ao papagaio.
- Outra vez!
- É. Ela é meio esquecida - concordou ele, para não ter de ouvir o relato das guerras domésticas. - Eu vou acabar este expediente, discutir umas coisas com o Vasconcelos, aí pelas nove estou em casa.
Descobriu uma mesa vazia, tirou o sobretudo e pediu conhaque. Sentia um mal-estar vago. Abriu o jornal, mas em vez de ler ficou absorto, seguindo o movimento da rua.

- Têtê que diga! Chegámos num sábado e deu logo bronca! A pontos que o regime de lá tremeu!
Doía-lhe a cabeça. Não se sentia com forças para aguentar aquela exuberância do Cardoso, os detalhes mais mínimos da viagem a Moscovo.
- Imagina! Quarto acabado de pintar! Fedendo! Privada sem papel, sem água... Sem água!
- José...
- Descemos. Eu chamei o tal de gerente. Me dá um quarto limpo, privada com água e papel, ou você vai se arrepender! E o cara enfiou.
- José. Quando nós fomos...
- Exacto. Lotaria! No metrô. Aliás troço feio. Grande, mas feio.. E garçom no restaurante de mão estendida, esperando xixica! Uma sem-vergonha! Chofer de táxi pedindo xixica! Têtê está aí para confirmar.
- José, eu queria contar o nosso caso.
- Conta, bem. A Luísa e o Aniceto vão gostar.

Não se lembrava de uma dor de cabeça assim. Tinha a impressão de que o crâneo acabaria por explodir, cedendo à formidável pressão interior, mas eles pareciam não dar conta. Nem a mulher, aliás, sorridente, passando outra vez a feijoada.
Têtê, com voz de menina:
- Só mais um nadinha. Deliciosa. Está mesmo uma beleza. E é a empregada francesa que faz? Não me diga! É?
Cardoso, depois de limpar os lábios:
- Vocês tem de vir passar uma temporada lá na chácara da gente, em Ibiquí.
- Querido. O caso.
- Já estava me esquecendo. Você quer contar? Conto eu?
- Conta você. É melhor. - e numa mudança repentina de humor:       - Nada, não. Eu conto. Me está lembrando perfeitamente.
No ano anterior, em Paris - "Vocês estavam de férias na Holanda, a gente não se viu." - tinha acontecido com ela uma coisa fabulosa.
Para contar melhor afastou-se um pouco da mesa, dobrou o guardanapo lentamente, com gestos precisos, como a criar um efeito. Depois cruzou as mãos. Mulher de meia idade, sobre o gordo, vestida de seda preta, os cabelos entufados num cilindro descomunal. Cândida e caricata na maneira de se encostar ao marido, mostrando uma precisão de apoio.
Ele deitou-lhe o braço pelas costas, carinhoso:
- Está sentindo alguma coisa, bem?
Ela sorriu frouxamente, a cabeça pendeu-lhe para trás, os olhos rebolaram mostrando o branco. Aniceto quis acudir e a mulher deu um gritinho de susto, mas Cardoso sossegou-os com um gesto:
- É e-xaus-tão! - sussurrou ele. - Passa logo. Deixa ela descansar. Pois faz um ano, a gente ia passando na Conciergerie, Têtê começa a suar frio, a tremer e viu, reviveu! a morte do Robespierre, do Danton, da Marie Antoinette, de centenas de condenados à guilhotina. Tudinho! Em detalhe! Durante horas ela acompanhou tudo isso. Com o poder do Além! No hotel ficou dois dias paralisada. Sem comer. Sem dormir. Num grande sofrimento. Pedindo água, só água. Às vezes gritava Mon Dieu! e caía sem sentidos!
Seguiu-se um silêncio constrangido, ambos desnorteados como se tivesse acontecido uma inconveniência, sem saber que respon­der, os hóspedes abraçados um no outro, ele acariciando-lhe o pescoço, ela ainda de olhos em branco e com o mesmo sorriso beato.
- Vocês faz de conta que não está acontecendo nada. Continua a comer. Mesmo se começar em delírio. Porque ela está aqui e não esta aqui. Têtê me transformou. Lhe devo tudo! A fé! Duro como eu era, me transformou!... Nesta viagem... Vamos pela rua, em Moscovo, ela repara numa mocinha e me diz assim: "José! Essa menina tem fome! Vou falar a ela!... Têtê tinha sentido a fome espiritual da mocinha! Es-pi-ri-tu-al! A vontade de acreditar! A recusa total, to-tal! daquele regime odioso. E deu logo a ela um livrinho espírita, seu livro de cabeceira de muitos anos. Vocês não imaginam a cara da menina, compreendendo com o coração!
- Eu sempre julguei que você, Cardoso...
O outro fez um aceno impaciente com a mão, ao mesmo tempo que esvaziava o copo: - O comunismo de hoje não tem nada a ver com o Marx, o Engels, o Lenine. Esses eram verdadeiros Cristos! Mas um Breznjev, um Estáline, os outros, são bestas do Apocalip­se, autênticas feras!
- Mas quando você fazia parte da guerrilha do Prestes...
Cardoso ignorou a interrupção: - Pois contra os espíritos do Mal, para destruí-los totalmente, Vera aceitou uma missão espírita, vai começar sua cruzada. Nem quis ver São Petersburgo. Só acha importantes as visões, as mensagens que recebe a cada momento. Quando passarmos agora em Fátima tudo vai se aclarar. Vera fica lá dois dias, meditando. Se o avião não saísse no sábado, ela ficava mais tempo. Infelizmente, não pode. E eu também não, com os meus compromissos no Rio.
- Um pedacinho de Camembert?
- Não. Me dá antes desse chèvre.
Cardoso saboreou lentamente o queijo, com um murmúrio de apreço e depois de um golo de Porto continuou:
- Não é por ser minha esposa, não, mas essa moça é excepcional! Se vocês vissem de noite! Os espíritos ficam trabalhando com ela até altas horas, pedindo, exigindo, dando ordem. E essa Têtê, que é autêntica força de mulher, se dobra e obedece, faz tudo que eles mandam. Seu único interesse é o bem da humanidade.
- Como é, amor? - perguntou ela, meio ausente.
- Nada. Estava contando. Você se sente bem?
- Ótima.
- Você quer queijo?
- Não. Mas eu comia um pedacinho de melão, se tivesse. Eles hoje estão pedindo fruta, só fruta. Principalmente melão. Não sei porquê. Talvez porque na Rússia não tem. Estes são russos. Você se lembra do que eu te disse em Moscovo, quando eles se manifes­taram pela primeira vez? Todos desiludidos? O comunismo vai por água abaixo. É o que eles estavam agorinha me contando. Que o próprio Karl Marx já se desinteressa.
O marido serviu-lhe o melão, cortou a fatia em pedacinhos que ela começou a comer de olhos cerrados, hipnotizada.
- Imaginem vocês que a missão é de tal ordem que ela teve de aprender russo. Aprendeu em dois meses! Língua dificílima! - e acariciando-lhe a cabeça: - Diz umas palavrinhas, bem.
- Não. Agora não.
Cardoso explicou, baixando a voz: - É para não perturbar a sessão, sabem vocês. Vera nesta momento é várias pessoas ao mesmo tempo, está encarnando, e até pode ser que eles se manifestem. Repara na expressão. Que é, bem? Está querendo alguma coisa? Fala.
- Me dá mais melão - pediu ela numa surpreendente voz de barítono.
- Outra vez?
- É. Me dá essa fatia toda.

Passava da meia-noite quando se despediram, ela sonolenta e inconsciente, Cardoso insistindo que na primeira oportunidade os visitassem em Ibiquí.
- Lindíssima praia!
- Adeus!
- Adeus!
Ficou a acenar até o táxi desaparecer e quando voltou à sala já tinha desfeito o nó da gravata, deixou-se cair no sofá com um grande cansaço, desatou os sapatos. Quem haveria de dizer! Cardoso pregando espiritismo! A vida era um sem-fim de surpresas, bem sabia, mas francamente!...
A mulher saiu da cozinha, furiosa, atirando com a porta, resmungando que a empregada voltara a esquecer a água.
- Luísa! Pelo amor de Deus! Você me disse!
- Não, Aniceto! A água do papagaio eu lhe disse. Mas agora foi a água quente! Ela esqueceu outra vez de ligar!
Parecia incrível que a dor de cabeça resistisse às aspirinas que tinha tomado. Quatro ou cinco. Efeito nulo. E a mulher diante dele a enumerar pelos dedos os esquecimentos da empregada, uma alsaciana trombuda que não podiam despedir, porque um dos seus predecessores, em maré de generosidade, a tinha nomeado para o quadro com equivalência de escriturário letra A.
- Eu falo com ela, Luísa. Amanhã antes de sair eu falo. Mas agora me deixa em paz.
A campainha do telefone fê-los sobressaltar e ela precipi­tou-se aflita para o aparelho, no outro lado da sala:
- A esta hora só pode ser mamãe! Aconteceu desgraça! Minha Nossa Senhora!
Era o Cardoso e ela passou-lhe o aparelho:
- Alô! Aniceto?
- É.
- Você desculpa. Têtê queria avisar uma coisa, mas esqueceu. E pediu para eu telefonar urgente. Ela diz que essas dores de cabeça que você tem...
- Dores de cabeça?
- Certo. Têtê sentiu em você um grande sofrimento. Diz que é seu guia.
- Meu quê?
- Seu guia espiritual. Ele está fazendo força para encaminhar, para mostrar, mas pelos jeitos você não compreende.
- E então?
- Têtê diz que a única coisa é você se entregar ao poder do Além.

                                                                      *  *  *
in Os Lindos Braços da Júlia da Farmácia (Quetzal-Lisboa, 2011).