quarta-feira, junho 24

Gratidão


Ao longo da vida tenho tido o privilégio de conhecer pessoas de excepcional bondade, inteligência, dedicação e virtude, duma ou doutra maneira com todas elas me sinto em dívida, porque umas vezes não soube corresponder ao bem que me era feito, noutras ocasiões não compreendi o que me ofereciam, marés houve em que me deixei influenciar por dores antigas e assustado recusei o benefício.
Nessa galeria distinguem-se seis homens e uma mulher, todos falecidos, que me influenciaram e beneficiaram a tal ponto que não somente os recordo com frequência e gratidão, como muitas vezes, fingindo que a sua morte não conta, me surpreendo a pedir-lhes conselho num modo quase infantil, o que dá medida do que por mim fizeram, mas também que mau grado os muitos anos continuo aprendiz da vida, e por má sorte são sem conta as vezes que o desespero me prova a verdade de que burro velho não toma andadura.