terça-feira, setembro 2

Com o rabo de fora


Alguma coisa se ganha com o avanço dos anos, e o que com eles se perde resulta por vezes em inesperado benefício. Assim me dei recentemente conta de que não tenho inimigos.
Claro que os tive, e de sobra: paranóides uns, outros de genuínos maus fígados, este e aquele de inveja assassina, inimigos por procuração, ou apenas por estupidez, os que pelo desejo de pertencerem ao rebanho não suportam quem caminha só.
Dizia eu que me descubro sem inimigos, mas talvez não seja bem assim, porque além da inimizade conhecer  os vários rostos que vão da hipocrisia mal disfarçada à cordialidade com que o assassino esconde a faca, há também a inimizade sazonal, inócua, e de todas talvez a mais divertida.
Deste último tipo resta-me um, que não é precisamente um inimigo, mas aquele matreiro que tem em tão alta conta a sua capacidade de disfarce, que se descuida e não repara que anda com o rabo de fora.