sexta-feira, setembro 12

As tais

(Clique)

Espírito inocente, mau grado um doutoramento em Filologia Clássica, solteirona, corpulenta, vivaz, D. Rosa que Deus tenha veio muitos anos passados de visita a Amsterdam,  no seu pitoresco dizer, “a primeira incursão à estranja”.

Com ela visitámos os canais, os museus, os moinhos, os campos de tulipas, Marken, Volendam, o Palácio da Paz em Haia, as ruas de Delft, e mais, cansativamente mais, para quem como nós, passado meio século já vezes sem conta fez de guia.
Comemos com pauzinhos no Nam Kee, com garfo e faca os trinta e dois pratos de Rijsttafel da incomparável cozinha indonésia do Tempo Doelo. Comemos arenque cru. Fizemos como Ramalho Ortigão quando aqui esteve, e fomos beber genebra ao diminuto Wijnand Fockink. Levámo-la a jantar ao clube literário Arti et Amiticiae, onde Ramalho também jantou, e onde noutra ocasião tínhamos convidado Saramago.
Foi já na sobremesa que D. Rosa, a modos de puxão de orelhas,  disse que lhe tínhamos mostrado muita coisa, mas não o que ela gostaria tanto de ver.
- A Biblioteca? A Casa de Anne Frank? A Casa de Rembrandt?
- As mulheres. As tais.