sábado, dezembro 7

Uns aceitam, outros perdem-se


Estes dizem que é o infeliz acaso, outros acreditam nos mistérios do sobrenatural, há de facto ocasiões em que mesmo o mais empedernido dos materialistas vê abaladas as suas certezas e no íntimo se pergunta se tudo é predestinação ou à nossa volta há muito que os olhos não enxergam e o entendimento não alcança. Há vezes, porém, em que um nada é o preciso para disparar a tragédia.
Reformaram-se os seis na mesma altura, em Outubro festejaram dez anos de convívio com um passeio à Mealhada, um almoço em que beberam do melhor e exageraram tanto no leitão que no regresso iam pesados, macambúzios. Para lá de Senhorim tiveram de parar a carrinha porque o Bernardino se sentiu mal, com uns vómitos tão fortes que julgaram que lhe desse alguma coisa. Felizmente foi-se recompondo, quando chegaram à vila ainda disseram que seria melhor passar pelas Urgências, ele zangou-se porque insistiam, mas por fim deixaram-no em paz, a única coisa em que repararam foi que em vez do aperto de mão ou acenar como era seu costume, os abraçou um por um.
Ao entrarem na carrinha o Fonseca disse ter notado que o Bernardino tinha os olhos marejados de lágrimas, mas de cansaço ou aborrecidos com aquela mania do “Pão de forma” sempre notar o que os outros não notam e saber o que os outros não sabem, ninguém respondeu ou se esforçou a disfarçar a irritação, os resmungos de despedida fazendo esquecer a alegria com que tinham ido festejar.De manhã, por volta das dez foi uma bomba. A Gabriela, a vizinha que lhe tratava da casa, tinha encontrado o Bernardino enforcado no desvão da escada. Juntaram-se para ir lá, talvez pudessem dar uma ajuda ou a Gabriela contasse alguma coisa, mas a GNR e o delegado  estavam a tratar do caso, tinham posto um cordão na rua, ninguém passava.
Entraram no café com a disposição que se imagina, e pouco adiantava quererem conversar, não lhes saía mais do que palavras sem nexo ou um resmungo de incompreensão pelo que teria levado o Laurestim a fazer aquilo, pois vivia desafogado, tinha uma saúde cinco estrelas, o ficar viúvo pusera fim a trinta e dois anos de guerra conjugal. A menos que…
Pode não ter ocorrido a todos em simultâneo, mas no instante em que se encararam sabiam que pensavam o mesmo, nenhum capaz de quebrar o silêncio até que o Cardoso deitou a culpa a todos: - Se calhar foi por causa daquela brincadeira de dizermos que já não é preciso tê-los no sítio pra sair do armário. Mas que diabo! Toda a gente sabia, ele próprio se riu! Não era razão pra tanto.