sábado, fevereiro 22

Pelé e a escada em caracol


Porque são um casal de paz e harmonia estavam longe de pensar que o comentário a uma simples notícia – Pelé tem agora dificuldade em caminhar – resultasse em desavença e no inesperado mexer num monte de ninharias, irritações, pecadilhos e depois, palavra vai, palavra vem, acabarem frente a frente como dois garnisés, valendo-lhes a idade e as fracas pernas para ficarem pelos berros, passarem o dia amuados até que ao jantar estavam a ver “O Preço Certo” e ele disse qualquer coisa sobre os suspensórios do Fernando Mendes, ela riu e esqueceram a zanga.
Esqueceram é modo de dizer, porque se o terem falado do caso de Pelé foi o pretexto, ambos sabem que a questão só acabaria se pudessem mudar de apartamento. Neste os degraus estreitos da escada em caracol são um perigo que correm as mil vezes que sobem ou descem, sobretudo ele, porque na teimosia de não aceitar a fragilidade dos anos recusa valer-se do corrimão e os sustos que já apanhou ainda o não curaram da tolice.
Como se o azar entrasse no jogo foi ela, a cautelosa, que distraída com um pano que levava na mão falhou o degrau, caiu, ao chegar ao fundo tinha torcido um pé. Foram às Urgências, esperaram horas, a enfermeira resmungona que aquilo não era nada e nos próximos dias evitasse andar.
Chegados a casa ainda não tinham trocado uma palavra, ela preocupada com o que não poderia fazer, ele de sobrolho carregado a pensar como poderia escapar à tirania da limpeza e do arrumadinho, porque para empregada não tinha queda e de cozinha sabia menos que nada, de modo que…
Demorou a encontrar as chaves, aborrecido com tanto gemido, porque podia ser que lhe doesse mas não era razão para continuar encostada ao carro como se não se pudesse mexer.
- Vens-me ajudar?
Deu-lhe o braço e com vagares de inválido chegaram à escada, ele a dizer que gatinhasse, ela que não, subisse ele e puxasse-a para cima.
Foi à frente e virou-se, vergado para a agarrar, irritado porque lhe parecia que ela exagerava a invalidez e também porque já mal respirava e puxar quase noventa quilos com uma só mão era demais para as suas forças.
Tinham subido cinco dos doze degraus, resfolegavam, as versões diferem sobre o que aconteceu. Ele jura que por ser míope ela não lhe agarrou a mão, enquanto ela diz que não terá sido por mal mas parece, ele ao virar-se deu-lhe o encontrão que a fez ir por ali abaixo. Duas costelas partidas, um joelho deslocado, antes tivesse ficado pelo pé torcido, mas agora é aguentar, que o Pelé também aguenta.