domingo, agosto 25

Bilhetes (75)


Há ocasiões em quase cedo ao impulso, mas felizmente logo acalmo, é tolice usar energia e perder tempo à procura dos adjectivos que melhor assentam nos dois com quem ainda tenho de acertar contas. Todavia, se a calma a que por agora me obrigo os vai poupando e adia o ajuste, não quer isso dizer que me saiam da memória. Nem eles nem a refinada pulhice de que são capazes alguns que parecem ter nascido para incarnação da sordidez e com artes que são a marca dos cavalheiros de indústria.
Passaram três anos e por enquanto vou no esboço, mas mentiria se negasse a satisfação que me dá  antecipar o resultado, prever a raiva de pelo menos aquele que, reconhecendo-se no retrato, tomará consciência de que não lhe deixo maneira de escapar, o mostro ali sórdido e repelente de impotência, bilioso, vomitando aquela inveja que parece exclusiva dos que, falhados na escrita, se agacham na crítica literária.
Não esqueço nem perdoo, além de que para a minha guerra tenho armas que ele não sabe manejar.