sexta-feira, novembro 8

Nótulas (26)


Por hábito velho como de tudo, embora com pouca afinidade para verduras, isso talvez pela minha natureza de carnívoro e tradição caseira.
Habituado desde que me nasceram os dentes a apreciar o que como, cedo aprendi que para lá da cozinha doméstica havia os restaurantes, verdadeira escola onde se desenvolvia e afinava o paladar, e ao mesmo tempo se sentia admiração e respeito pelos que entendem com talento a arte de cozinhar.
Não vem ao caso e seria impossível saber quantos até hoje frequentei, mas decerto posso garantir que nunca entrei nesses da nouvelle cuisine, onde o que parece comida é só design, e o mesmo vale para os de cuisine moleculaire, que nem quero saber onde são. Ultimamente incomodam-me em particular os que misturam a comida com as suas preocupações ambientais, e ontem, ao ler sobre o restaurante Nolla no Observador, só me contive porque havia crianças à minha volta, mas ao sujeitinho que lá na Finlândia pôs o compostor na sala de refeições, sugiro que dê mais um passo em frente e lhe ponha a retrete ao lado.