domingo, novembro 22

"Mimi Metallurgico"

Há de facto alturas em que a memória dispara de tal maneira imprevista que nos perguntamos se é apenas o cérebro a funcionar, ou se por detrás da recordação e do sentimento há nisso ligações que nos escapam, deixando ainda em aberto a possibilidade do sobrenatural, pois enquanto não houver prova definitiva do contrário continua válida a possibilidade de que  entre o Céu e a Terra haja muito que a miopia dos nossos humildes olhos não alcança.

Seja como for o Adérito Souto aborrecia-se à espera de vez na Caixa quando a mulher do Albuquerque, a Filomena, lhe puxou o braço a modo de conspiração, segredando que já não era boato o que corria, era verdade verdadinha, a Arminda tinha posto os cornos ao Marcelino.

Porém, em vez de duma maneira ou doutra ficar surpreso com a novidade, o Adérito mostrou-se tão indiferente que a Filomena sem mais lhe voltou as costas, resmungando que de certeza o vizinho estava outra vez com os azeites. Não estava, só que antes de poder reagir surpreso ou interessado, na fracção de segundo em que a ouviu dizer "cornos" foi como se visse projectadas cenas de um filme que na sua juventude o tinha impressionado e ainda recordava o título, Mimi Metallurgico ferito nell'onore, que então o surpreendera pela maneira como o protagonista, tentando escapar aos vários jugos da existência, passa de corneador a corneado, e no carrossel da vida, da família, do trabalho, se vê recair na escravatura a que julgava poder escapar.

A recordação  do filme tinha sido mesmo um relâmpago, mas querer descartá-la seria enganar-se a si próprio, há muito tinha consciência de que fechava os olhos à vida e embora no seu caso a questão não fosse de adultério ou pobreza, certamente lhe vinha do cansaço de existir, que nos prende quando a vida parece sem sentido e os que nos são queridos ganham a irrelevância de sombras ou dos estranhos que cruzamos na rua.

Ao dar conta que iam demorar a atendê-lo saiu da Caixa e ficou no passeio, hesitando entre uma caminhada até ao rio ou a subida ao miradouro, benfazeja para o coração e os pulmões. Por fim escolheu o miradouro, mas em simultâneo com o primeiro passo viu a carrinha e teve a certeza de que com aquela velocidade se iria despistar na curva e atropelá-lo.

Acordou na enfermaria embrulhado em ligaduras tal uma múmia, só lembrado de não ter   sentido o choque ao ser atirado pelo ar e a visão do rosto de Mimi Metallurgico, que parecia encará-lo como se estivesse no segredo de todos os seus medos e fraquezas.