terça-feira, março 24

Jimmy Rosenberg

-->
Guitarra... A portuguesa e a outra, que nesse tempo se chamava violão.
“O António Fidalgo veio do Porto para morrer.
Dez anos mais velho, foi um dos heróis da minha meninice. Genial tocador de guitarra. Com o senhor José Cigano, negociante de cavalos, e o Zézinho Teixeira, formava um trio que deixou fama. Ao ouvi-los senti pela primeira vez as emoções fundas que a música dá, estranhas e inquietantes para a criança que eu era. Misteriosas também, porque intraduzíveis em palavras.”
Isto está aí para trás, num post de 7 de Fevereiro de 2007.
Guitarra... Violão...
Menino sem rádio, a música foi tomando conta de mim aos poucos e, à força de ouvir os que sabiam, à volta dos oito, nove anos, já dedilhava qualquer coisa. Aperfeiçoei-me como pude e descobri que talento não tinha. Como poderia jamais pedir meças a Django Reinhardt, Andrés Segovia, Yepes, Bream, Paco de Lucia, Eric Clapton, Laurindo Almeida, John McLaughlin, Jimmy Rosenberg... fiquei-me a admirá-los.
Jimmy Rosenberg?
Oiça-o aqui , Jimmy Rosenberg, garotinho de doze anos, e aqui, em Fevereiro de 2008 em Amsterdam. E mais esta interpretação de Sweet Georgia Brown aqui.
Sim, sim, é cigano, é holandês, e corre-lhe nas veia o sangue de um primo: Django Reinhardt.