sábado, novembro 9

Nem chus nem bus


Talvez porque  nos assusta o medo da morte e as circunstâncias do momento facilitam a simpatia, já várias vezes durante um funeral ouvi inesperadas confidências e desabafos de pessoas pouco dadas a intimidades, ou conhecidas pelo modo como preferem manter distância.
A Emília é um caso à parte, com ela pode-se usar com propriedade o adjectivo que há tempos se aplica a certo tipo de motores dos automóveis: híbrido. Facto é que Emília, além de ter muitos elementos diferentes na composição do seu carácter, é preciso conhecê-la há vidas, como eu a conheço, para aperceber que por detrás da mulher de aparência modesta, avessa a expansões, há uma Emília de inesperada força de carácter.
Íamos no enterro do Azevedo, o cunhado, quando ela num misto de intimidade e carinho – levo-lhe quase trinta anos - me tomou o braço, sussurrando ao ver que eu a encarava: - A minha irmã teve pouca sorte.
Pus uma expressão de circunstância, guardando para mim que o falecido, trafulha de primeira, deixava memória de mais vigarices do que obras de caridade.
- Teve pouca sorte, a infeliz – continuou ela. – Se fosse comigo não aguentava, tinha-lhe posto os galhos e mandava-o àquela parte, não ia ali a chorar e a fazer de conta.
Acenei que sim, mas ao encará-la surpreendeu-me a mudança do seu rosto, parecendo que a ternura do olhar contradizia a boca, torcida numa expressão de tristeza ou desânimo.
- Eu tive sorte e não tive – sussurrou, puxando-me o braço contra si. – Devia ter nascido agora. Ainda se lembra da Armandina, não lembra?
- Lembro.
- Desde miúdas já éramos amigas, muito amigas, e depois foi o que tinha de ser, mas naquele tempo nem chus nem bus, era tudo às escondidas. Os meus pais sabiam, ficaram de boca aberta quando vieram dizer que pensasse no casamento, o Bernardo era um bom partido, e eu logo a concordar.
Mas com o rapaz fui franca, disse-lho com as palavras todas. Tu sabes como sou e que tenho muita amizade à Armandina, mas se queres casar comigo tens de arranjar a tua vida ao teu jeito, porque não me importa nem quero saber. Mas se alguma vez me tocares, mesmo que seja a brincar não respondo por mim.
Ele sabia que era a sério, cumpriu e deve-lhe ter custado porque eu era jeitosa. Bem lhe via os olhos, e ali na mesma cama, às tantas começava a resfolgar, de repente levantava-se e ia ver a televisão.
No ano a seguir a Armandina fugiu com a alemã que vinha por cá, o Bernardo foi esmagado pelo lagarteiro, eu pra aqui fiquei e é como lhe digo, tive sorte e não tive.