domingo, outubro 2

Tudo tretas

 

Não lhe venham com tretas, nem abram o Google, julgando que o convencem ou provam seja o que for. Só acredita no que vê, o resto são tretas. Então a Terra é redonda, gira e não treme nem se sente nada?

Em Dezembro de 99 esteve uns tempos com a irmã nos Açores, visita sempre adiada, e a primeira vez que entrou num avião. Um outro ficaria espantado com a novidade. Ele não, a única coisa que lhe interessava, e de propósito tinha reservado lugar à janela, era para com os  próprios olhos verificar se a Terra é redonda.

Foi uma grande satisfação descobrir que não é. Por mais que espreitasse, lá no fundo era tudo lisinho como um soalho, o mar a mesma coisa, ninguém se canse a negar a certeza do que viu. E com essa de que o planeta gira em torno ao astro-rei não quer perder tempo nem feitio, não entra em discussões, ponto final.

Infelizmente, meses atrás a sua paz de viúvo e reformado foi perturbada por um telefonema da irmã, a Carolina ia estudar no Técnico, mas não encontrava quarto, por isso se ele... Disse-lhe que sim, quartos tinha de sobra, se a miúda quisesse até podia ficar.

Em má hora o fez e bem se arrepende, mas não vê maneira de fazer as pazes, tanto mais que ele próprio concede que a sobrinha é carinhosa e bem educada, infelizmente cabeçuda como poucas.

Nas primeiras semanas quase não a viu, fora o bom-dia, boa-noite sempre a correr, mas um domingo conseguiu levá-la a almoçar.

- E então está no Técnico! O que estudas?

- Astronomia.

Ainda hesitou entre o cumprimento e a ironia, mas não resistiu:

- E mesmo sabendo que não é, vão-te ensinar que a Terra é redonda!

Carolina ouvia-o estupefacta, mas quanto mais se esforçava para convencê-lo, mais ele insistia na tolice, só não gritavam por estarem no restaurante.

Desde então é bom-dia boa-noite, mas não lhe fará mossa quando a vir pelas costas.