Há livros interessantes que era melhor não ter lido.The Fame Formula é desses.
Há muito sabemos como se fabricam estrelas, famas e escândalos que dão dinheiro, tanto dinheiro que em torno deles se criam comércios e indústrias. Lemos ou ouvimos falar de como, a troco de pagamento, raparigas desmaiavam em público ao ouvir a voz de Frank Sinatra. De como outras, pagas também, e de modo a que os jornalistas “testemunhem” o que sabem que vai acontecer( ó mundo sem vergonha!), atiram a este e àquele cantor as chaves dos seus quartos de hotel. De como se manufacturam namoros, casamentos, ligações e escândalos, para que os tolos paguem e as indústrias da ignorância continuem prósperas
Valentino, Clark Gable, Joan Crawford, Marilyn Monroe, Andy Warhol, os Beatles, Michael Jackson, Tom Cruise, Amy Winehouse... para só citar estes entre centenas, você dormirá melhor e viverá mais alegre se ignorar o muito de repelente que em geral está por detrás da celebridade.
Divirta-se e entusiasme-se no cinema, nos concertos de rock, mantenha a sua admiração por aquele Bonno Salvador do Mundo e Santa Angelina Jolie, padroeira dos pretinhos, o profeta Al Gore e as mais Madonnas. Não leia o estupor do livro.
Eu próprio dispensava o que nele aprendi, mas já minha mãe o disse no dia em que, puto de quatro anos, me pus a ver o sol através duma lente e queimei a pálpebra: “A curiosidade ainda te há-de matar!”