quarta-feira, fevereiro 24

"O grupo dos Cains"

 

De um bom amigo recebi um excerpto da História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal I) de Alexandre Herculano, e dele retirei o que segue:

"É o grupo dos Cains; daqueles a quem, mais trde ou mais cedo, Deus e os homens hão-de, infalivelmente, perguntar: «Que fizestes de vossos irmãos?» É o grupo daqueles que deveram quanto são e quanto valem aos triunfos da liberdade; que, sem as lides dos comícios, dos parlamentos, da imprensa; sem o chamamento de todas as inteligências à arena dos partidos; calcados por um funcionalismo despótico, por uma nobreza orgulhosa, por um clero opulento e corrompido, teriam fechado o horizonte das suas ambições em serem mordomos ou causídicos de algum degenerado e raquítico descendente de Bayard ou do Cid ou em vestirem a opa de meninos do coro de algum pecunioso cabido. Estes tais, que trocaram o aposento caiado pela sala esplêndida, o nome peão de seus pais pelos títulos nobiliários, o sapato tauxiado e o trajo modesto do vulgo pelos lemistes e cetins cortesãos, cobertos de avelórios e lentejoulas, das condecorações com que o poder costuma marcar os seus rebanhos de consciências vendidas; estes tais, recostados nos sofás, para onde se atiraram de cima do tamborete de couro ou da cadeira de pinho, sentem esvair-se-lhes a cabeça com os tumultos eleitorais, com as lutas da imprensa, com as discussões tempestuosas – e não raro estéreis– das assembleias políticas. Demasiado repletos, perderam nos vapores dos banquetes a lucidez da inteligência; demasiado mimosos, perderam, reclinados nos coxins das suas carruagens, a energialaboriosa da classe de que saíram… Não protestam, em tese, contra as tendências das sociedades. O que não admitem é que essa lei do desenvolvimento constante, aplicável a todas as coisas humanas, o seja à ciência social. Nesta, oprogresso consiste em retroceder. A voz da consciência, que nos fala da dignidade e da liberdade do homem, é uma ilusão do nosso espírito...

Ajoelham; e tentam, renegando as ideias que propugnaram,salvar as suas carruagens, mitras, bastões, veneras, rendas e dignidades. Este é o grupo dos grandes miseráveis."