domingo, fevereiro 7

A inspecção das fezes

Para tudo há ideias, mas é improvável que a alguém ocorra a de fazer uma lista das razões que podem levar um casal ao divórcio, pois entre feitios, temperamentos, situações, emoções,  manias, humores, acasos, horas de azar e sabe Deus o resto, mesmo com paciência de monge, tempo de sobra e máquina de calcular, o resultado ficaria aquém do desejado.

Mais fácil de elaborar seria a lista das razões que, suposta ou realmente, levam casais amigos a dar esse passo, e mais fácil ainda a própria, no caso daqueles capazes de franqueza suficiente para ver claro na queixa das partes e assumir o papel de juiz imparcial.

Caso bicudo na situação da Cristina e do Anacleto, sobretudo por ser este último um sujeito complicado nos sentimentos e de fala destrambelhada, razão porque já na universidade lhe tinham posto a alcunha de "Anacoluto". Caso estranho também, porque qualquer um em seu juízo dirá que não era coisa para tanto e a intenção da Cristina ter sido louvável e para o bem de ambos.

Aconteceu ir ver a irmã à Alemanha, a Lena vive em Berlim, e ter telefonado ao marido para lhe dizer que tinha chegado bem e gostado muito de conduzir numa viagem tão longa. Foi então que com um risinho brejeiro disse que quando voltasse ia convencê-lo para que comprassem uma sanita como a que a irmã tinha, e ele havia de gostar porque as fezes não desapareciam na água, como na que tinham, mas ficavam numa espécie de tabuleiro, e assim podia-se ver se o aspecto era normal, sem vermes, se tinham sangue devido às hemorroidas de que ele às vezes sofria, se ...

Nesse ponto já o Anacleto desatara aos berros que isso não ia acontecer, era melhor ficar por lá, esquecesse, estava farto das manias dela, da a ouvir falar de probióticos, de sais, de laxativos, da quinoa ao pequeno almoço, de não medir a febre como toda a gente mas meter o termómetro no cu, de…

Mas ela já tinha desligado e ele, a tremelicar de raiva, olhava para o telemóvel como se ainda estivesse a ver a mulher, atirou-o para o soalho, enfurecido porque com a moleza dos chinelos não conseguia esmagá-lo, foi à cozinha e com uma frigideira deixou-o em fanicos.

Embora guerrilhassem de vez em quando, o Anacleto estava longe de esperar que a Cristina demorasse na Alemanha e o Monteiro, amigo de ambos e advogado, aparecesse a intimá-lo:  aceitava a sanita ou era o divórcio.

- A sério?

- Mais que sério.

Finalmente tudo se compôs. À Cristina não o confessará, mas a um ou outro já contou que há vantagem em poder inspeccionar as fezes.