quinta-feira, fevereiro 25

O caldo de galinha preta


 (Clique)

Cada um pensa, acredita e exprime o que lhe apetece, ninguém tem a ver com isso. Infelizmente, o problema põe-se quando amigos que sabemos excepcionalmente argutos e dotados de superior inteligência, começam a defender o indefensável, a mostrar que compreendem o absurdo, desculpam o que não pode ter desculpa, exigem aos gritos que se veja branco onde a evidência e os olhos sem cataractas só vêem preto.

Pode ser cegueira, ataque de fanatismo, acesso de loucura de que talvez um dia, o caso arrumado, se venham a curar. Pode ser também que lhes tenham dado o famoso e eficiente caldo de galinha preta, aquele que no longe dos tempos trouxemos de África, e de que também fala o Livro de São Cipriano.

Entram nele canja de galinha preta, mênstruo, rosmaninho, incenso, entranhas de sapo, um cozimento de carne de cobra e outros ingredientes que é melhor não revelar.

Consta que o faziam antigamente as mulheres de Ílhavo, e o davam a comer aos seus homens antes de saírem a pescar na Terra Nova, não fossem eles morder o anzol de alguma loira de pele macia das de lá. Na minha juventude também as do Alto Minho o davam aos maridos e aos rapazes em maré de tentação. Comido o caldo, os pobres andavam por ali como zombies, perdiam por inteiro a vontade, só viam o que queriam ver.

Deram-no ao povo português os senhores que se governam, agora é esperar pelo contra-veneno.