sábado, agosto 6

A capital do mundo gay

(Clique para aumentar)
Dan Choi era tenente de Infantaria, combateu no Iraque, mas foi expulso das Forças Armadas dos Estados Unidos depois de ter confessado a sua homossexualidade.
Esta tarde, em Amsterdam, realiza-se nos canais da cidade o desfile tradicional do Gay Pride, e num dos barcos do desfile, o do Ministério da Defesa, encontrar-se-á Dan Choi, convidado de honra.
O gesto vale em mais de um aspecto: a Holanda é certamente dos países onde melhor se aceita o facto de que nem todos nascemos heterossexuais, e o casamento ou as relações entre pessoas do mesmo sexo há muito entraram nos costumes. Infelizmente, porém, a maioria do milhão e pico de imigrantes islamitas, oriundos de terras onde a homossexualidade não existe, incomoda-se e desaprova a atitude liberal da população autóctone. E assim vão aumentando os insultos e as agressões aos homossexuais, de modo que, mau grado a popularidade, o entusiasmo geral e a alegria do Gay Pride,  a asserção de que Amsterdam é a capital europeia do mundo gay necessita ajustamento.