domingo, fevereiro 1

O twitter de Zola

Ele é twitter, ele é sms, e-mail, mms... Os telemóveis tremelicam, cantam e assobiam nos bolsos e nas bolsas, mesmo nas ilhas desertas já ninguém consegue sentir-se isolado. A solidão tornou-se luxo de poucos, e nós, os mais, fechamos os olhos às inconveniências e abrimo-los bem abertos às vantagens.


Com o enorme êxito da sua obra Emile Zola (1840-1902) tinha ganho uma fortuna e, talvez em revanche às suas humildes origens, dava-se ares de nouveau-riche. Assim foi ele dos primeiros que, em Paris, mandou instalar em casa a maravilha recentemente inventada do telefone.

Certo do êxito, convidou Victor Hugo (1802-1885) para jantar, anunciando que seria demonstrado o aparelho. Como estava combinado, e pronto o champanhe, antes de servida a sobremesa o telefone retiniu. Zola foi atender, trocou meia dúzia de palavras, voltou à mesa radiante:

- Voilà! C’est le telephone!

O velho Hugo pôs cara de mau tempo e as palavras demoraram, mas saíram:

- Então essa é que é a grande maravilha moderna? Então um estranho toca uma campainha e você, como uma qualquer criada de servir, levanta-se e vai atender? Vai ver quem é? Você endoideceu?