quinta-feira, janeiro 21

Quem não sabe não sofre

"Enquanto se promove o medo colectivo, nenhum jornalista confronta estas vedetas mediáticas por exemplo com o facto de gente qualificada ter avisado antes do Verão que medidas restritivas durante o período do ano de maior exposição solar iria ter consequências gravosas para a saúde dos portugueses no inverno quando o vírus se tornasse mais perigoso. Essa opção política iria ser paga bem cara, conforme verificamos hoje.

Agora que o governo vem louvar a dedicação dos profissionais de saúde no combate à pandemia, os jornalistas não questionam se a ministra da saúde estará arrependida de ter feito aprovar a redução do horário de trabalho das 40 para as 35 horas no SNS?

Tendo falhado em Portugal e noutros países o confinamento como forma de contenção da transmissão do vírus, ao governo não é perguntado por que há-de agora funcionar por milagre. Por que razão existem aparentes discrepâncias de qualidade de gestão e previsão entre hospitais de dimensão semelhante para resposta à covid?

Portugal tem o maior número de novos casos diários de C19 do mundo, mas as estações de televisão não se surpreendem por sermos ao mesmo tempo dos países do mundo com mais médicos por milhão de habitantes. As TV’s não querem saber de o país ter das maiores quedas da economia em resultado dos confinamentos e, além de doentes, nos tornarmos cada vez mais pobres." AQUI