domingo, abril 5

Quando o medo mata


Para tristeza e aflição basta-nos o pânico em que o mundo anda, assustado com vírus e infecções, a olharmos desconfiados quando os outros se chegam perto demais, porque pode ser distracção, mas há muito quem o faça de propósito e maldade, com aquele sentimento vingativo de se tiver de ir eu então não fica cá ninguém.
Numa altura de tanta dor pesa ainda mais a recordação de tragédias que nos tocam de perto. A notícia de que no começo de Fevereiro o João Carrasqueira tinha desaparecido e o seu corpo fora depois encontrado na barragem, causara entre nós, seus amigos, efeito igual ao de uma bomba que explodindo nos deixasse cegos, surdos e atordoados, pois poucos se lhe poderiam comparar na gentileza do trato, no sentido de justiça, na simpatia que irradiava, no modo como numa discussão nunca impunha a superioridade da sua inteligência.
Antigamente, fingindo sabedoria, ouvia-se por vezes alguém dizer que com a morte tudo acaba, e de facto a memória do trágico fim do Carrasqueira já se ia perdendo, quando três de nós fomos chamados a depor como testemunhas num processo que os órfãos moviam à mãe por uma questão de partilhas. Pelo menos assim julgávamos, longe de imaginar que terminada a primeira sessão deixaríamos o tribunal em estado de choque e depois no café ficámos algum tempo calados a olhar uns para os outros, descrentes do que tínhamos ouvido, sem força nem vontade de discutir, perdidos na confusão de não sabermos como conciliar o nosso sentimento com a crueza da realidade.
Que houvesse desavença entre a mãe e os filhos não era connosco, cada um lá teria as suas razões, mas o que tínhamos ouvido abalara tantas certezas, desorientara-nos de tal maneira que pouco mais além fomos do que um ou outro resmungo e aquele sacudir de cabeça que é prova de que para certas emoções dificilmente se encontram palavras que as traduzam.
O nosso simpático, cordial e inteligente João Carrasqueira, avesso a extremos, pronto a conciliar, a bondade feito gente, no começo do ano tinha-se tornado em casa um exemplar acabado do Dr Jekyll e Mr Hyde: cruel, refinado na tortura, implacável a exigir dos seus submissão e silêncio. Segundo o que os filhos contaram não era de violência física, pelo menos com eles, mas humilhava-os e inventava culpas, fazia acusações tão desmedidas que se  perguntavam se aquilo não seria perturbação mental, pois às vezes sem mais nem menos lhes cuspia na cara e gritava o que então não tinham compreendido: “Se tenho de ir, ides vós também!”