segunda-feira, julho 11

O martírio do beijo

(Clique)
Tudo tem a sua hora e modo, princípio que deveria também valer para o  ritual do beijo, seja de amor, ternura, cortesia, ou aquele a que Judas deixou ligado o seu nome.
O caso é que, numa sociedade de esbanjamento, o desperdício se aplica a quase tudo. Começa pelos objectos, passa para os sentimentos, as maneiras, sabe Deus que mais. Assim, por exemplo, aquele saltar que em tempos era apenas típico dos Zulus, vê-se hoje em tudo quanto é festival, mas sem a elegância que essa tribo mostrava. O beijo, por sua vez, que tirante nas febres da alcova era um roçar de lábios pelas faces, as mãos das senhoras, os anéis dos bispos e os pés das imagens de Cristo, tornou-se um gesto banal, inflacionado, e por vezes, como no caso dos pais que beijam os filhos nos lábios, ganhando suspeitas de incesto.
Eu, que há anos não ia à missa e ontem assisti a uma do sétimo dia, surpreendeu-me, no final, ver-me rodeado de estranhos a beijar-me as faces, idosas que pareciam sugá-las, anciãos a esfregar nelas a bigodeira.
Saí dali em pecado, perguntando-me o que pensará o Senhor de tanto beijo.
………
Publicado no CM