sexta-feira, julho 1

A Aspirina

(Clique)



A modo de homenagem, e recordando, porque o simpático senhor que lhe deu origem faleceu ontem, repete-se este texto publicado em 6 de Junho de 2009.

É como num teatro. Sorridente, vem a acenar com uma casca de árvore:
- Ora diga-me lá o que é isto.
- É uma casca de árvore.
- Muito bem. Mas de qual? De que árvore é que será esta casca?
Não se lhe leva a mal o modo enfático, nem a cansativa repetição do "Sou autodidacta, mas posso pedir meças a muito doutor que anda por aí!"
Foi camionista em Moçambique, depois empresário, salvou-se a tempo e vive dos rendimentos.
Entrega-me a casca:
- Pegue-lhe. Estou a ver que não sabe. Nem o que é, nem para o que serve. E estudou! Olhe que eu posso ser um autodidacta, mas peço meças a muito doutor! Então?
- De árvores entendo pouco.
- Pois isto é casca de salgueiro. Com esta casca já os gregos da antiguidade faziam chá para as dores de cabeça! Foi daqui, tome nota, foi daqui que saiu a Aspirina! Mas quem inventou a Aspirina?
- Procurando no Google…
- Google coisa nenhuma! A Aspirina foi descoberta em 1897 por um químico alemão, Félix Hoffmann! E eu tive a honra de conhecer o neto desse senhor. Tive a honra de o ouvir contar como o avô…

Ai que lá vem a muito repetida história! Salva-me a carrinha dos CTT. O jovial senhor Afonso abre a janela, diz que traz um registo e é preciso assinar.