Desgraçada coisa o marketing.
Pela enésima vez leio que temos aí um novo, desta vez jovem Saramago. Mas
quantos novos e jovens Saramagos apareceram já, mesmo quando o velho ainda
vivia? Que será feito deles?
Pode bem acontecer que uns no silêncio das suas tebaidas
preparem magna opera. Outros,
agitando-se, causam burburinho, gritam e dançam, cantam, expõem-se, na
febre de manter vivo o brilho da marca
que querem ser e da imagem que julgam
dar.
Deus Nosso Senhor se apiede deles e de nós, porque com o andar das coisas: editores a falir, livrarias a fechar, o número
de analfabetos a crescer, bem pode o marketing
gritar que chegou o Saramago Redentor, mas daqui a nada poucos saberão quem
Saramago foi, e a esses, que nas estantes têm o velho, faltará o dinheiro para
comprar o juvenil.
.........................
Retirada daqui, a imagem é de Paulo Araújo.