terça-feira, setembro 16

Uricemia

Deve ter sido há cinco ou seis anos. O médico olhou para o dedo do pé de que eu me queixava, examinou o inchaço, apalpou, torceu, e concluiu que era uricemia, acumulação de ácido úrico.

- Um dos muitos mistérios da nossa anatomia - disse ele - é que o ácido úrico tende a concentrar-se no dedo grande do pé direito.

Nada de grave. Eu com certeza comia demasiada carne. Diminuisse. E a meia garrafa de vinho ao jantar, o meu quase único consumo regular de álcool, pareceu-lhe excessivamente acima da norma. Diminuisse.

O dedo grande do pé dói-me demasiado. Volto ao médico que o examina, apalpa, torce, conclui que se trata dum joanete, e acrescenta que o crescimento felizmente é benigno, porque liso, sem arestas.

Benigno! Sem arestas! Grande alívio!

Com a cobardia que me toma cada vez que vou ao médico, agradeço e saio apressado, sem vontade de saber onde se mete agora o meu ácido úrico.