sexta-feira, agosto 30

O amor aos animais

(Clique)

De reputado carinho pela bicharia - ressalvam-se os milhões de galinhas e porcos criados em campos de concentração - os holandeses são sinceramente devotados aos animais domésticos e a tudo que nos prados, florestas e parques rasteja ou corre.
Houve tempo em que meia dúzia de sapos esmagados numa estrada eram notícia de primeira página, o atropelamento de uma família de gansos causa de emoção nacional, as imagens em horário nobre e primeiro plano na televisão.
Assim, anos atrás, com bandeiras, protestos, comícios e slogans, criou-se um vasto movimento para, à semelhança do que se faz com as crianças, garantir aos bichos segurança de movimento, resultando daí, no país inteiro, a construção de um sem número de passagens, túneis e viaductos, permitindo à bicharada atravessar a salvo as "autoestradas assassinas".
Felizmente, a Holanda é também o país onde em extremo tudo se mede, pesa, conta, calcula e analisa, de modo que, depois de sérias pesquisas e minuciosas contagens de cadáveres, se chegou à conclusão de que as centenas de milhões de euros gastas em "ecoductos", pontes, túneis e passagens, tinham sido de efeito nulo sobre a mortandade dos bichos.
No equivalente da letra miudinha das apólices, escreveu-se também que essa febre de protecção dos "nossos irmãos" pouco teve a ver com eles, resultou, sim, de uma bem estudada estratégia do lóbi do cimento e das empreitadas, de par com a astuciosa manipulação dos "amigos" da Natureza e da compaixão pública.
…..
PS. "Ecoductos" há-os em quase todos os países que se podem permitir o luxo, mas até agora, que eu saiba, só na Holanda se chegou à conclusão da sua inutilidade e da existência de interesses por detrás de tanta "dedicação e carinho".