terça-feira, outubro 6

O caruncho

(Clique)
Teria à volta de catorze anos quando descobri um alfarrabista na Rua do Bonfim, no Porto, género de comércio que desconhecia, e foi grande a surpresa de com os poucos escudos que eram a minha mesada, me abastecer de Emílio Salgari e Júlio Verne, passar deles a Balzac, assombrar-me com "Os Miseráveis".
Desde esse tempo remoto os livros continuam a ser para mim o que então eram, satisfazem algo que, como fenómeno, está próximo da fome. O que mudou é que o livro, enquanto objecto físico, tem agora tendência para me entristecer, pois aos  que enchem as prateleiras vai acontecendo o mesmo que a mim: envelhecem. Os meus Eças dos anos 40 estão, como desde o princípio, em grande desarrumo, mas já não me atrevo a tirá-los do lugar, e se por acaso ou necessidade o faço não os abro nem folheio, certo que se me desfazem nas mãos.