domingo, novembro 21

Anda tudo ligado

É pelo que tem lido, o que ouve dizer, o que vê na televisão, e embora tente convencer-se de que não será nem tanto ao mar nem tanto à terra, o Quim Costa vive desassossegado, a ponto que quando atende uma chamada no telemóvel, não consegue fazê-lo sem que lhe ocorra que já nada é simples, em tudo há perigo, com o excesso de ligações parecem-lhe infindas as  possibilidades de trafulhice.

Sabe de sobra que com o carácter que Deus lhe deu, se não se acautela corre o risco de ficar destravado, ou que os amigos o ponham na categoria do Adalberto, que tanto os chateava com os exageros sobre o clima, os plásticos, a poluição, que ficou proibido de falar sobre tudo isso, e tem de pagar uma rodada quando por descuido transgride o regulamento.

Na família não encontrava apoio. Todas as vezes que tentou pôr a mulher e as gémeas de sobreaviso, que com  a aparelhagem que as pessoas têm em casa, tudo ligado entre si, e agora até o frigorífico e a máquina de lavar a roupa com internet, para um hacker, mesmo  principiante, é uma brincadeira espiar o que as pessoas estão a fazer, descobrir os códigos, as palavras-passe.

Infelizmente essa sua preocupação, dava sempre em zanga, a Gina e as duas raparigas a repreendê-lo que não sabia do que estava a falar, era melhor que fizesse um bocado de desporto e deixassse de passar os serões a ver as tolices da Netflix.

 

Passou a evitar o assunto, e se uma vez ou outra as filhas o acirravam, vinham com gracejos e provocações, adoptou a tática da concordância, porque se lhes desse corda sabia bem onde as coisas iam parar e ficava sempre a perder.

O caso é que esticando demasiado a corda ela acaba por rebentar, mas nem todos o entendem da mesma maneira. Assim vão agora os fariseus, e os que pouco sabem da vida, apontar o dedo ao Quim Costa, argumentando que o facto da mulher e as filhas troçarem das suas preocupações, e lhes parecer que estava a ficar  chalupa, de modo algum justifica o passo de se ter posto de casa e pucarinho com a viúva do Perestrelo. O que esses não sabem, nem poderiam imaginar, é que mau grado a aparência de pachorrenta matrona, se esconde na Margarida um ás da informática, desde que se juntaram deve-lhe o Quim gozos e satisfações que nem por sombras tinha imaginado.

Cavalheiro à antiga, da intimidade recusa falar, do mesmo modo que também não fará confidências sobre os cozinhados da Margarida. Mas que vingança, entrar nos computadores da ex-mulher e das filhas! Digam elas agora que não sabe do que fala.