quinta-feira, junho 3

Pobres, cegos e contentes

 

                                                                                 (Clique)

"Toda a sorte de 'direitos sociais' são simpáticos, mas direitos significam automaticamente deveres. Deveres custam dinheiro e esse tem de ser fornecido pelas empresas, assunto sobre o qual no Porto praticamente não se falou. Enquanto que finalmente só empresas com sucesso podem garantir que um número tão grande quanto possível de habitantes da EU viva em saúde e prosperidade. Para tal é necessário que os habitantes  disponham de espaço para empreender e possam guardar uma parte substancial dos benefícios dos seus empreendimentos. O que está longe de ser o caso em muitos dos países da EU. Os governos – nacionais e ao nível da EU – fazem obstrução, através de demasiados regulamentos e impostos elevados.

Um exemplo de como se deve proceder dá-o a Polónia. A economia desse país cresce tão rapidamente que já deixou para trás o Portugal socialista de Costa – o país mais pobre da Europa Ocidental – ultrapassando-o em rendimento anual por habitante. Liberalização, disciplina fiscal e impostos baixos conduziram a uma impressionante prosperidade.

Sob este ponto de vista será Costa homem de bom conselho? A sua "UE social" e ambições de igualdade, aceites com entusiasmo pelos chefes de governo, significa mais regulamentos, menos concorrência entre os países, menos espaço para o empreendimento. Esse é de facto o caminho para mais igualdade: cada país tão pobre como Portugal. O que não é social mas anti-social."

…………

"Tradução de um excerpto do artigo "Europa anti-social" no semanário EW de 15.05.2021).

'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

"Damos a liberdade e a democracia como adquiridas, mas não são. E as ameaça podem chegar de onde menos se espera, podem chegar, sem que se apercebam, daqueles que mais batem no peito com juras à defesa da liberdade e da democracia." Helena Garrido – Observador – 31.05.2021"