terça-feira, junho 1

Circum-navegações

F­­­­oi mais uma viagem de 2.200 km, mas esta depois de quase dez meses em Estevais de Mogadouro, a minha pequenina aldeia transmontana, em "prisão domiciliária" por determinação dos senhores e senhoras que mandam, e do mandar têm uma noção tão sua que ora dá para rir, as mais das vezes para chorar.

Três dias de cansaço e sustos, em fronteira nenhuma nos fizeram parar, e nem lá ou nos hotéis ninguém quis saber se tínhamos o teste - o tal de € 100 que levávamos na mão, não fosse alguém desconfiar que éramos infecciosos.

Para mal do mundo, e desta vez também nosso, nas autoestradas há de tudo. Duas horas na fila perto de Burgos, calor de 31o. Três horas no Périphérique para atravessar Paris. Calor idem e mais três horas perto de Lille, um acidente com mortos e feridos. Um pouco antes de Utreque estávamos a uns sessenta quilómetros de casa e aconteceu: novo acidente, este com quatro mortos, para nós e o resto quase cinco horas ali, num estado de espírito fácil de imaginar.

Não sei quantas destas expedições a minha mulher e eu ainda poderemos aguentar, mas desde 1964 até agora muitos anos houve em que não fizemos só uma mas duas viagens de ida-e-volta, quilómetros bastantes para umas quantas circum-navegações do planeta.

-----------

"No dia 8 de Maio de 2021, foi promulgada pelo Presidente da República a “Carta de Direitos Humanos na Era Digital” que estabelece um novo Direito de “protecção contra a desinformação”, e que institucionaliza e legaliza a censura, através de uma Entidade Reguladora e não dos Tribunais, de pessoas singulares ou colectivas que “produzam, reproduzam ou difundam” narrativas consideradas pelo Estado como “desinformação.”