domingo, outubro 13

Nótulas (10)

(Clique)

“Tout casse, tout lasse, tout passe”, e bem assim é, já três dias de descanso sem a Greta a arregalar os olhos de carneiro mal morto e dedinho ameaçador a ganir “How dare you?”.
Descanso relativo, aliás, pois aqui em Amsterdam, como noutras partes, temos a rapaziada da Extinction Rebellion, a quem dá para melhorar o mundo incomodando o próximo, sentados nos cruzamentos a impedir o trânsito.
Vem a Polícia, pega neles e nelas de mansinho, enfia-os em autocarros que os levam para longe, mas um longe relativo de vinte ou trinta quilómetros. Quando lá chegam já os papás e as mamãs os aguardam, voltam a casa a horas para o jantar. A multa de trezentos euros não compensa a Câmara da despesa feita com o despejo, mas serve à miudagem de atestado revolucionário.
Estes e estas são os netos dos que vi nos dias do Maio 68 parisiense e, tal como com os seus muito esquerdistas avós, mais cinco ou dez anos estarão a melhorar o clima e a salvar o mundo no Goldman Sachs, na Shell, na União Europeia e mais lugares onde o peluche das cadeiras elimina o ardor revolucionário.