terça-feira, maio 20

"A VERDADE!"

A pergunta de certeza é mais antiga, mas foi Pilatos que a tornou clássica.
Para mal dos meus pecados meti-me eu, em tempos, a escrever sobre paços e quintas. Agora são proprietários, descendentes, gente que sabe de genealogia, gente que sabe de História, vizinhos dessas propriedades, simples curiosos, sujeitos que informam “há anos li sobre isso no Notícias” que, sugerem uns, exigem outros com azedume, que eu escreva “a verdade”.
Fora que nem todos eles têm pé seguro na gramática, outros se embrulham nos seus próprios argumentos, e os desatinados atiram com maiúsculas e querem “A VERDADE”, facto é que essa gente me obriga a perder tempo.
Seria um alívio se alguém – não eu, a quem falta a paciência e tem o dia cheio – os pusesse ao corrente do que é a ficção literária, e os informasse também da pergunta que Pilatos fez a Jesus Cristo, e à qual Ele preferiu não responder.