segunda-feira, julho 5

Gente interessante


Edward Witten (1951), físico. Passou por aqui para receber um importante prémio da Academia de Ciências – a medalha Lorenz. No dizer de quem sabe, a sua capacidade intelectual coloca-o ao nível de Einstein.

Acontece que os jornalistas se viram mal para entrevistá-lo, pois segundo quem assistiu, põe-se-lhe uma pergunta e ele cala-se literalmente durante longos minutos, fecha os olhos, abre os olhos, sorri, fita a parede, sorri, fecha os olhos, fita o interlocutor. Finalmente lá responde. Sabe demasiado, concluiu um jornalista, para decidir à la minute por onde começar.

Gosto do género, talvez porque cada dia me torno mais avesso às pessoas interessantes. Vem-me isso da fartura. Jornais, revistas, têvê, blogues, Twitter, YouTube, ele é um nunca acabar de gente a puxar, a gritar e a empurrar que é interessante, que faz ou fez coisas interessantes. Entram nesse jogo idosos, jovens, garotinhas, deficientes mentais, desportistas paraplégicos, políticos reformados e no activo, magarefes, engraixas, padres, carpinteiros, pedicuras, taxistas, mais de meio mundo.

Não há profissão ou actividade que não esteja representada, de maneira que quando agora encaro o meu semelhante faço mentalmente uma aposta. E em geral ganho.

.............

Edward Witten não é o senhor da fotografia.