quarta-feira, abril 22

Jornal de Letras

Editorial de  José Carlos de Vasconcelos no JL de hoje:

"Para esta edição tínhamos preparado um Tema (...) no qual aceitaram colaborar todos, de várias partes do mundo, que para o efeito convidamos. De várias partes do  mundo? Sim, porque pedimos a escritores portugueses ou de língua portuguesa, ou a figuras muito ligadas à nossa cultura, que numa crónica ou testemunho nos dessem a sua visão da situação vivida, no que se refere à Covid-19, nos seus países de nacionalidade e/ou residência. E nos contassem a sua própria experiência pessoal. Cada um desenvolvendo mais um ou outro aspeto, e abordando-o como muito bem entendesse.  
Todos (cor)responderam, repito, e os leitores já ficam a saber qual o principal destaque da próxima edição. E porque não desta? É óbvio: em meados da semana passada morreram dois grandes escritores, um de língua portuguesa, o brasileiro Rubem Fonseca, Prémio Camões em 2003, e outro de língua espanhola, chileno universal, ainda por cima ambos tão lidos e tão ligados a Portugal; e desapareceu ainda uma das mais prestigiosas cientistas portuguesas, ao mesmo tempo uma mulher com notória intervenção científica e cultural, de múltiplos interesses e talentos, inclusive como autora de livros e poeta. Assim, como podíamos deixar passar quase três semanas após as suas mortes para nas nossas colunas falar dos três e suas obras? Dando-lhes o maior relevo possível, dentro da nossa asfixiante falta de espaço. 
Em consequência, adiamos a publicação daquele Tema - que infelizmente não perde atualidade... - e fizemos o melhor para nesta edição não 'desmerecer' das figuras agora desaparecidas".