quinta-feira, março 12

Ritual


Por razões minhas, num longínquo dia de Julho de 1991 traduzi um poema do poeta holandês  Jean Pierre Rawie (1951).
O original não pode ser reproduzido por uma questão de direitos de autor, mas encontra-se aqui: https://educatie-en-school.infonu.nl/diversen/54702-gedicht-analyse-van-het-gedicht-ritueel.html            
 
                                                                 Ritual

                                                Mantenho vivo o pequeno ritual,
                                                Pois a cada momento pode ser que voltes.

                                                Todos os dias ao cair da noite 
                                                 preparo a mesa: ponho mais um prato,

o talher, a tua cadeira, uma vela, um copo,
                                                como se apenas te tivesses demorado.

Oiço (que me levou a pensar que a razão
                                                 do meu viver se fora para sempre?),

                                                 oiço, como se a casa ainda existisse,
   passos no cascalho, o fecho, o latir do cão,

                                                 e vejo-te aparecer no momento 
                                                 em que acendo a luz e arranjo as flores.

                                                 Só espero que então me mostre calmo 
                                                 e quase sem atender ao que me ocupa

encontre as palavras como sem surpresa:
                                                 Senta-te, come, eu estava à tua espera.