quinta-feira, outubro 10

Nótulas (9)

(Clique)
 
Começa a história em meados de 1946, com um amigo de meu Pai emigrado em Nova Iorque e que, finda a Segunda Guerra Mundial, lhe escreveu dizendo que queria visitar a aldeia e que presente gostaria que lhe levasse. Respondeu-lhe meu Pai que trouxesse uma máquina de escrever, “o sonho do meu rapaz”, e assim me vi eu com uma Royal portátil em que tanto e tão furiosamente escrevi que cinco ou seis anos depois lhe começaram a cair as teclas.
Importante era a ilusão de que aquelas letras antecipavam a alegria de um dia ver impresso um livro meu, mas nem de longe imaginava que seriam vinte anos de espera.
Fabricada para os Estados Unidos, o teclado da máquina desconhecia alguns acentos, mas esses colocava-os eu pacientemente, de maneira a aumentar a ilusão de realidade.
O texto que segue é de 1948. Perdoo-me os erros de ortografia com a desculpa de alguns serem causados pela leitura de romances que datavam dos fins do século XIX e começos do século XX. A respeito do conteúdo noto que finalmente cheguei à idade em que muito me perdoo e consigo sorrir do sonhador que fui.
(Clique)