quinta-feira, junho 2

Quatro artes

(Clique)


São várias e essenciais, caso se deseje ir andando com os pés bem assentes no chão, cabeça arejada e o sorriso que só se consegue genuíno à custa de grande esforço. Ficam aqui quatro.
A arte de saber encaixar, tentando descobrir as razões do outro para o insulto, o veneno, a raiva, a mesquinhice. Não concluir logo que talvez seja estúpido e mau, antes levar a sua atitude à conta da impotência e das desilusões, da ambição que o tortura, de um destino que não conseguiu realizar.
A arte da paciência. Muito difícil esta, porque as exigências, os deveres, os pedidos e as pressões vêm de todos os lados, como flechas em batalha medieval, nenhum escudo é bastante grande, são dezenas as que trazem veneno na ponta e  acertam no alvo.
A arte das boas maneiras. Eficaz para fintas e contra-ataques, permite escapar  com delicadeza aos assédios de maldade, serve de armadura contra a estupidez, ajuda a criar o que se chama boa reputação.
A arte do desdém. Dispensa-se às gotas, medidas numa colher de jovialidade, dissolvidas em torrões de ironia com aparência de açúcar.