sexta-feira, junho 10

Ainda "O Meças"

(Clique)

Belos dias soalheiros, feriado a calhar com o fim-de-semana, que adianta pôr-me a remoer as dores do mundo, as minhas, as dos meus, insistindo nas perguntas que há muito sei ficam sem resposta? 
E então, surpresa, chegam de longe palavras inesperadas e inteligentes, como se fossem do que raro se tem, um momento de boa conversa:
"… é natural que eles não gostem porque o Meças está-nos a dizer coisas desagradáveis. Está-nos a «atirar com coisas à cara» usando a expressão popular. Quando lemos que o personagem Meças humilha o filho e viola a nora, o que é que lemos? Que o filho foi a Lisboa à procura de emprego e não o encontrou. E que a nora fora daquela casa só vai encontrar indiferença e encolher de ombros. O que essa simples cena nos está a dizer é que não vale de nada legislarmos a proteger a mulher enquanto não formos capazes como sociedade de proporcionar meios de vida a cada um de nós para ter a autonomia necessária para se defender. A farronca legislativa de Lisboa sabe bem que é impotente para espalhar decência e justiça ao longo do território."