sexta-feira, setembro 25

Millenium 04

(Clique)
David Lagercrantz, autor de um bestseller, a biografia de Zlatan Ibrahimovic (2011), ao escrever a continuação de Millenium, de Stieg Larsson - "A rapariga apanhada na teia de aranha” – dentro de poucas semanas tinha vendido  2.3 milhões de exemplares.
Semelhante êxito não se perdoa. David Lagercrantz pertence à nobreza sueca, é rico, enquanto Stieg Larsson defendia os necessitados, e assim foi que escassas horas  depois do livro estar à venda já o mais importante dos jornais suecos, Dagens Nyheter, publicava uma crítica devastadora, acusando-o de "não ter respeitado a herança de Stieg Larsson".
Caiu-lhe também em cima a viúva (sempre elas!) e a crítica da esquerda bem-pensante, politicamente muito correcta, não por Lagercrantz escrever mal, mas porque um aristocrata não tem o direito de mexer no Povo.
Quer o mafarrico que coisa de um mês depois Lee Child, ele próprio festejado autor de thrillers, escrevesse no The New York Times uma elogiosa crítica do livro de Lagercrantz. E então não é que os críticos suecos bem-pensantes mudaram de opinião e vêem um trabalho brilhante no que antes lhes pareceu Skitprat?