segunda-feira, maio 4

Gastos de energia

(Clique)
Gasta-se muita energia a esquecer, a fingir, a perdoar, a manter a calma quando a vontade era o par de bofetadas, o desdém, virar as costas, mudar de passeio. Gasta-se muita energia a manter a aparência de paz e harmonia, a fechar os olhos e os ouvidos, a passar a esponja, a diminuir a fúria ou a escondê-la, a fazer de conta que se compreende, que se aceita, inventando desculpas, deitando mão de provérbios e sorrisos, explicações tolas, das diferenças de idade, que os mais novos pensam diferente porque não viveram aquilo, não estavam lá, falta-lhes experiência.
Assim fosse, mas assim não é. A estupidez, a arrogância, a segurança dos juízos, a justeza do ideal, são de todas as idades. Como o é a lamechice do amor aos pobrezinhos, aos injustiçados, aos famélicos da Terra; o êxtase do folclore revolucionário, desde que sejam outros a sofrer e a morrer, e a revolução não venha desarranjar o que tanto custou e tão agradável torna os dias.
Gasta-se muita energia a viver num mundo de conformidade em que, como alguém escreveu, "as pessoas constantemente se tocam e se beijam, falam dos seus problemas como se assim pudessem descrever o mistério da vida, ou negar o caos que ela é… um mundo em que, cada vez mais, o risco é calculado e, na medida do possível eliminado, dando lugar a um mundo novo, brando, no qual a visão do preparo de comida se torna mais emocionante do que a leitura de um poema".
Gasta-se muita energia a tentar compreender, a aceitar a riqueza da vida.