domingo, janeiro 4

My Secret History

(Clique)
Já antes tinha anotado aqui a vantagem, para quem escreve, de estudar a primeira página de  romances escritos por autores que realmente sabem da poda. Paul Theroux é desses.
 
(Clique)
"Nasci pobre na América rica, contudo os meus instintos secretos valiam mais do que dinheiro e eram para mim uma fonte de poder. Tinha vantagens que ninguém me poderia tirar -  uma memória lúcida, sonhos brilhantes, um jeito para saber quando me sentia feliz.
Alcançava o topo da felicidade quando vivia duas vidas, e era um gosto ser capaz de esconder a segunda: a do sonhador ou do manhoso. Assim vivi os meus primeiros quinze anos. Quinze anos nesse tempo era ser jovem, mas de uma coisa tinha a certeza: os pobres não contam. E foi assim que num Verão, talvez por se sentir impaciente ou só, o meu segundo eu fez mais do que acordar e vigiar, mais ainda do que recordar. Começou a ver como um historiador e agiu em consequência. Tenho de tratar da vida, dizia-me eu."