sexta-feira, outubro 3

Diferenças

(Clique)

Desde que o descobri, o site neerlandês www.925.nl é para mim leitura diária; pela informação que em parte nenhuma encontro; pela ironia com que lá tratam coisas muito sérias; pelos detalhes que por vezes dão ideia que ali se ajustam contas e abrem janelas que permitem dar uma vista de olhos nalguns interessantes bastidores da política internacional e do mundo dos negócios.

Portugal aparece de vez em quando. Já por lá segui, com detalhes que a imprensa portuguesa parece ignorar, as andanças do GES, da PT, de gente nossa,  angolana e brasileira, não só com nome e posição, mas também a morada holandesa das suas companhias e os balanços  que legalmente são obrigados a apresentar.
No meio de tudo isso, porém, e com suficiente humor, fala-se de luxos e extravagâncias, e foi assim que dias atrás dei lá com Richard Branson a fazer ski aquático; soube que Putin ganha por mês o equivalente de 102.660 dóalres, possui uma fortuna avaliada em 70 mil milhões de euros, uma colecção de relógios duns 700.000, e nessa coleção um Tourbograph que lhe custou meio milhão na mesma moeda.
 

Vim também a saber que o sultão do Brunei possui 6 dos únicos 7 Ferrari Venice Station  existentes, cada um deles valendo 1.5 milhão. Esse soberano tem ainda na garagem uns 6.994 outros carros de grande luxo e preço, para rodar nos 126 km da única autoestrada da sua ilha.
Entre os imensamente ricos não fica atrás o califa de Abu Dhabi, que não somente é dono do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, mas por 650 milhões de US$ mandou construir nos estaleiros Lürssen, de Bremen, o maior dos iates privados que navegam os oceanos, o Azzam, que com os seus 180 m. de comprido deixa atrás muito navio de cruzeiro.
O acaso ditou isto, não era minha intenção procurar o contraste. Estava a ler as interessantes coisas do www.925.nl quando recebi um mail de um jovem amigo holandês que, anos atrás, com coragem e forte espírito empreendedor, emigrou para Mumbai e lá fundou uma companhia de internet, especializando-se na feitura de programas especiais para a indústria cinematográfica. Começou com dois computadores, duas mesas e dois programadores. Ao fim de três anos tem vinte programadores em dois andares, chofer, criadas e duas amas para os bebés.
Uma coisa sinceramente o aflige quando vai para o trabalho: os pobres que, deitados no passeio, lhe dificultam a entrada no prédio. O que ele acabava de descobrir, e no mail me queria contar, era que os infelizes que dormem no passeio não o fazem de graça, têm de pagar umas quantas rupias ao manager do passeio, em geral um ou outro que nessa rua tem loja.
 

quinta-feira, outubro 2

Sacos Hermès e ferraduras de prata

(Clique)

É previsível, monótono, pendular: na proximidade do assalto à manjedoura começam os revelações, os escândalos, os dedos a apontar para os do outro lado, partido, camarilha, seja o que for. Os outros são os pulhas sem vergonha, nós os bons e capazes salvadores da Pátria.
Mas o acervo de pulhices, trafulhices,  o lavar de roupa suja, só põe de boca aberta os simples, os que desconhecem a sociedade em que vivem, os que acham cansativo estudar a interessante, e tantas vezes tristemente cómica, História de Portugal.  Escândalos pequenos e grandes, roubalheiras grandes e descomunais, corrupção que nem na Bulgária ou no Congo, tudo nela cansativamente se repete.
Contam-nos agora as peripécias do casal que fez isto e aquilo,  tem isto e mais aquilo, e a impressão que guardo é a do cansaço de tantas vezes ouvir o mesmo disco.
Tem a senhora um quarto de milhão de euros em roupas no guarda-fatos? Muitos sacos Hermès a onze mil euros a peça? Nunca gasta menos de quatrocentos no cabeleireiro? Regala-se o casal com pequenos-almoços de mil e quinhentos euros (ou serão dólares)?
Que importa? O que é que de facto mudou na nossa sociedade? O escândalo do casal em questão, os escândalos anteriores e futuros, os que nos contam e os que ignoramos, não nos virão em linha directa, mas herdámo-los dos antepassados, que quando vieram ricos da Índia imitaram Nero, ferrando de prata as suas mulas; andaram depois dois séculos de mão estendida esmolando aqui e ali; voltaram às ferraduras de prata quando lhes chegou o ouro do Brasil.
Seguiram-se outros dois séculos de penúria e vergonha, até que nos aproximaram a teta que o senhor Mário Soares aconselhou a chuparmos ao máximo.
Os que estão perto dela de novo ferram de prata as suas mulas, ou o moderno equivalente. Os outros terão de esperar vez. Onde está a novidade? Qual é a surpresa?
 

quarta-feira, outubro 1

Encarnações

(Clique)
Aquele que escreve sabe que, a menos que lhe dê a ilusão de que espreita pelo buraco da fechadura, o leitor aprecia pouco os desabafos. Espera cenas que reflictam, não as suas vivências, mas os sonhos que não se arrisca a realizar, e lhe forneçam uma espécie de salvo-conduto para a fantasia.
Exigência difícil de satisfazer e que em geral, por desespero do autor, conduz à produção daquelas obras de três ao vintém e oitocentas páginas de grossura, onde ad nauseam se repetem as vinte e sete posturas que, segundo a afirmação da Princesa Margaret de Inglaterra, que Deus tenha, fez nos idos de 1962, e mau grado  as promessas do Kamasutra, são o máximo que os músculos e o esqueleto aguentam.
Dias atrás , com um colega holandês, gracejava eu acerca da bicuda questão de agradar ao leitor, quando ele me surpreendeu, dizendo que isso o preocupa menos do que o que ultimamente lhe acontece: escreve com dificuldade porque tem medo dos personagens que cria.
- Mas porquê?
- Tenho medo que encarnem em mim. Ou eu neles.
Como sou prudente, calei-me. Pode ser que o colega esteja a transtornar. Ou talvez não, ao fim e ao cabo também Flaubert disse: Madame Bovary c'est moi.