segunda-feira, dezembro 1

Um momento feliz

(Clique)

Para todos é diferente, ninguém pode afirmar com certeza se os anos trazem mais vantagens que perdas, ou vice-versa.
Ao recordar o tempo longínquo da minha adolescência, tropecei por acaso num acontecimento que fundamente me tocou: o anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial,  e isso tanto pelas circunstâncias, como pelo entusiasmo com que participei nesse dia, que tanto augurava da esperança de tempos melhores.
Nunca mais, em momento nenhum da vida que para mim estava no começo e vai longa, tornaria a experimentar um tal e tão forte sentimento de união, de solidariedade, de pertença a algo imenso, superior, que sem apagar a individualidade me encadeava a uma força que transcendia o entendimento.
Há muito perdi a conta dos momentos felizes da minha vida, o que é de bom agouro, mas nunca mais, como nessa tarde, uma semana antes de fazer quinze anos, voltaria a sentir o arroubo de me perder numa massa de povo e conhecer a felicidade da pura união.
..... 
(*) Festejos no Porto ("Jornal de Notícias", 8 de Maio de 1945 /Hemeroteca de Lisboa)