quinta-feira, julho 18

Momentos (7)



(Clique; as fotografias são doutra data)
Amsterdam, praça do Dam, seis da tarde. A expressão um "mar de gente" não chega  para descrever a espessura e o mexer de milhares de corpos e estaturas, desejos a sobrar, pressas, alegrias, empurrões, passos desencontrados.
A rapariga escolheu mal. Veio sorridente, agarrou-me o braço, e num inglês tosco pedinchou cinco euros. Desprendi-me, mas já outra, carinhosa, apoiando o braço no meu ombro, falando a mesma algaraviada, e com sorriso igual, desculpava a amiga (ou seriam irmãs?), explicando que era brincadeira, duas jovens "stiudenti romeni" a percorrer a Europa, "to mit biutiful pipal en si sings".
Estudantes, uma fava. Por má sorte, ainda aprendiz, os dedos a procurar-me a carteira, mal contava a dona que o ancião lhe agarrasse o pulso e torcesse o braço.
Medo, lágrimas, perdões mil, grande fingimento. Um ou outro passante olhava sem ver, e uma alemã de largo sorriso, alheia ao mundo, pediu se a fotografava com o marido, o palácio em pano de fundo.
Eu a dizer Jawohl e das "estudantes" nem rasto.
.................
PS. Esta webcam permite uma vista da praça em tempo real e imagens de HDTV.