segunda-feira, abril 22

Montez & Marketing


Deram-me aqui um cumprimento indevido,mas logo um senhor Mário Montez reagiu acertadamente, afirmando nos comentários: 
Mário Montez disse...
o melhor escritor vivo, e o camilo já fazia isso há duzentos anos? de vez em quando desenterram-se nomes, parece que para se lhes dar uma boa morte. é só pensar em alguns. dois, por exemplo, são do maestro manuel de freitas. quando um deles morreu, o freitas apressou-se a ir buscar outro, vejam lá, ao islão. assim me parece o surgimento de rentes de carvalho. quanto ao resto, é um entusiasmo pouco lúcido e muito vulgar afirmar-se que este é o melhor romancista, poeta, pintor, livro, etc. que surgiu desde as calendas. convenhamos que rentes de carvalho não passa disso mesmo, de uma afirmação. porque é que, octogenário, só aparecem a falar nele agora? queixa-se, de viés, no blogue, de óscar lopes, por não o ter metido na historia da literatura portuguesa e, ainda de esguelha, vai instilando que foi por oscar lopes ser comunista, ser do 'partido'. é uma má razão, é um olhar turvo próximo da cirrose. na dita história da literatura portuguesa, abundam autores conservadores e, no entanto, óscar lopes e a. j. saraiva leram rentes de carvalho de certeza. digamos que estes exageros viraram moda. é preciso recuar a eça? ora, ora, batatas, e os outros todos que vieram depois de eça, bem mais amplos do que o muito louvado aqui? é uma boa acção dar alegria a um homem de oitenta e tal anos, quando nunca mais pensava tê-la. é vê-lo feliz a escrever no blogue e a falar de si próprio e dos outros da cátedra que omarketing lhe deu.

Ignorava eu que na afastada Holanda, vai já em cinquenta anos, e mais recentemente em  Portugal, misteriosas forças de marketing intentam fazer de mim o que não sou.
Graças a Deus vem o senhor Montez pôr a descoberto as actividades desses poderes subterrâneos, e digo-lhe, bem haja, pois é dever de todos nós apontar as forças do Mal e as suas nefastas actividades.
Um ponto devo corrigir: no que respeita os fajardos Saraiva e Lopes o senhor Mário Montez leu apressadamente, ou cegou, pelo que aconselho que repita a leitura.