terça-feira, abril 23

Há guias e guias

(Clique)
Original, inteligente, erudito, falta-me ainda o adjectivo para qualificar o misto de surpresa e entusiasmo com que li o livro de Bruno Vieira Amaral.
Todos estes personagens já eu conhecia, e alguns deles, como o inesquecível Teodorico Raposo de A Relíquia, ou o Malhadinhas de Aquilino, acompanham-me desde a adolescência, quase me atreveria a dizer que "são meus".
A diferença, e grande diferença é, reside em que estes dois e os outros quarenta e oito me surgem aqui diferentes, mais complexos, examinados pela lupa de um talento que, abrindo perspectivas inesperadas, me obrigou a rever o que há muito julgava pronto e arrumado.
Se a Literatura é interesse seu, e aprecia as boas surpresas, dê-se um presente: vá ler este GUIA PARA 50 PERSONAGENS DA FICÇÃO PORTUGESA.