sexta-feira, setembro 9

Campeão

Fundada em 1883 como  associação de ciclistas, a ANWB – Algemene Nederlandsche Wielrijders-Bond – é o "Automóvel Clube de Portugal" dos Países Baixos e, com mais de 4 milhões de associados, uma formidável instituição.
Claro que sou sócio e recebo mensalmente Kampioen, revista que, para lá de informações úteis, oferece uma secção de "Cartas do Leitor"" que ora faz rir ou dá para chorar. No último número vem uma lista de casos absurdos de sócios que, em férias, telefonam a solicitar auxílio.
Na piscina, em França, roubaram a este a roupa e a bagagem, está nu, embrulhado numa toalha, quer que lhe digam o que há-de fazer. Outro telefona a caminho da Bósnia que se lhe avariou o carro; mandem alguém a desenrascá-lo, mas para que não haja surpresa informa ainda que leva na bagageira o cadáver do tio, que tinha pedido para ser enterrado na sua aldeia natal.
Um caso deixou-me de boca aberta, menos pela bizarria que pela preocupação de que gente desta tirou carta, passa ao meu lado na estrada, e pelos jeitos tem uma cabeça capaz de perigoso funcionamento.
Perguntou o senhor: tenho intenção de visitar a Inglaterra de automóvel. Será que, como turista, também sou obrigado a circular pela esquerda?