terça-feira, maio 3

Pretas


- Preta? Não vale isto! – e aponta o negro da unha -.Não presta.
A funcionalidade das mulheres na cama é, juntamente com as performances do Mercedes que comprou em 78 e parece carro novo, o seu tema favorito.
- Fiz a guerra, voltei a Angola em 94 e em 2007, o ano passado fui lá três vezes. Estive em Dakar, no Congo… Acho que sei do que falo. Pretas? Não prestam!
Barriga avantajada, barba à Fidel, pernas que a idade cambou, olhos piscos, o modo como enfia a mão no bolso para coçar a ferramenta, há nele o preciso para uma caricatura.
- Na cama, a melhor é a alemã! As inglesas também lhe dão um jeito. Aqui há anos apanhei uma no Algarve!...
Nós, os amigos, deixamo-lo falar. D. Lucinda, a esposa, trata-o como criança grande. Filhos não gerou. E agora, com problemas da próstata, diabetes, crises do fígado, desarranjos do coração, artrose nos pés, refugia-se em basófias e sonhos de garoto. Quer saber de mim qual é a melhor época para visitar a Holanda.
- Com nórdicas nunca tive nada, mas pelo que dizem…

Estava no meio desta história quando veio ontem a notícia do assassinato de Ossama Bin Laden, e foi-se-me a vontade de contá-la. O entusiasmo da multidão em Nova Iorque, a raiva, aqueles gritos de vitória trouxeram-me à lembrança uma frase do teólogo americano Reinhold Niebuhr (1892-1971) que cito de cor: "O Mal está em toda a parte, enche o mundo, cumpre-nos ser humildes ao julgarmos as possibilidades que temos de combatê-lo."